O Ciclo Capilar

O cabelo possui um ciclo onde ele nasce, permanece um pouco e depois cai, para logo nascer outro. Estas fases chamam-se:
• Anagem;
• Catagem;
• Telagem.
Uma pessoa, em média, possui 100.000 fios e é por isso que as fases se dão em mosaico. Um fio de cabelo dura aproximadamente 7 anos.
Quando ocorre do cabelo cair e não crescer é preciso saber o que está acontecendo, pois o problema pode ser genético, carência de vitaminas ou infecções em geral ou ainda, pode ser simplesmente oleosidade.
Esta é a hora de tratar você de dentro para fora. Em virtude do cabelo refletir muito o lado emocional da pessoa é necessário que a mesma relaxe.
O que os nossos pensamentos tem a ver com a queda?
Muito se tem estudado ultimamente sobre esse tema, de como funciona o cérebro e o quanto os pensamentos influenciam nossas atitudes e etc.
Sinto-me feliz ao perceber que esse tema saiu da área do misticismo e agora entrou na área da ciência.
A física quântica ou a física das frequências, nos mostra que tudo é frequência. Reflita então: em que frequência estou sintonizado neste momento? Existe em nosso corpo-alma uma central que comanda tudo, consciente ou inconscientemente onde; as vezes, nem percebemos como é importante nos darmos conta de quem comanda. Afinal, somos nós os grandes criadores da nossa vida e tudo começa pelo “pensamento”. Vejamos então: que tipo de pensamento estou tendo agora? Ele me dá ou me tira energia? Hoje já sabemos que o stress gera pressão. Existe o stress positivo e o stress negativo. Através do stress positivo, o “eu” toma atitudes e decisões. Já o stress negativo é acúmulo de pensamentos, que não gera nenhum tipo de atitude, desgastando imensamente todo o ser, com preocupações, medos, tensões em geral etc. Através do pensamento podemos nos dar conta de várias situações em nossas vidas. Para termos pensamentos saudáveis, em primeiro lugar temos que observar “o que estamos pensando”, ou seja, sair imediatamente do “piloto automático”, dar-se conta do que estamos criando. Novamente: “O que estou pensando agora?” Voltando ao desequilíbrio dos cabelos: quando pensamos aceleradamente, estimulamos muito as glândulas sebáceas, provocando excesso de oleosidade na raiz do cabelo, podendo provocar ressecamento do fio, coceiras no couro cabeludo e também queda de cabelo. Enfim, para termos saúde em geral, em primeiro lugar, observe seus pensamentos. Acompanhe dicas de como sair do “piloto automático” de uma vez por todas, assumindo o comando da sua vida, pois o que vocês esta vivenciando hoje foi o que você pensou ontem. Então, crie uma vida saudável amanhã com o seu pensamento saudável de hoje.

fases

Jacineli Menezes

Jacineli Menezes

Jacineli Menezes é terapeuta holística (CRT2880), criadora do MÉTODO CLINICAP® – Tratamento Capilar e praticante de meditação há mais de 35 anos. Pesquisadora da área humana e estudante da nova energia, vem aprimorando e aplicando o método CLINICAP® há mais de 26 anos. Tratando dos cabelos a partir de uma visão holística, ressalta constantemente que os cabelos são nossas antenas e portanto são o reflexo de como estamos vivendo.